sábado, 19 de novembro de 2011

Projeto Fotos e Fatos


PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS
DIVISÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL


1. Identificação
Nome do cursista
Alcemir Martins Corrêa
Nome da Escola: Escola Municipal Orlandina Oliveira Lima                                              
Ano:  6º ao 9º                                                                  Número de alunos:     100
Professores envolvidos: História, Artes e Língua Portuguesa.
               
2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
O tema surge a partir de um questionamento. É comum, educadores trabalharem as relações históricas da família do aluno? Tradicionalmente, essa proposta está contemplada no currículo de história. Desde criança ouvimos alguma coisa sobre a árvore genealógica, porém percebe-se a ausência ou pouco se trabalha este tema. A própria fotografia da família é algo riquíssimo que fica guardado em caixas, suportes, etc até porque culturalmente as fotografias são arquivadas e “escondidas”. Enquanto o tempo passa, elas vão envelhecendo. Daí a constituição da própria história. Surge então a situação problema. Por que não retirar as fotografias quase “intocáveis” para trabalhar a história da família em um momento em que as tecnologias estão em crescimento e são capazes de apresentar possibilidades  de melhores registros acerca dessas lembranças, recordações. A partir deste contexto, o tema define-se como Fotos e Fatos.


3. Justificativa
Historicamente a fotografia define uma época. Ela guarda através de uma imagem fatos ocorridos durante a  passagem do tempo. Ela é um recorte especial de uma condição de vida adquirida ao longo dos anos. Suas imagens retratam momentos vividos. Servem como testemunhos. Representam espaços de vivência, comportamentos, condições sociais, aspectos culturais. Seus registros abrangem cenários, personagens, fatos emocionantes.
A árvore genealógica representa dados sobre a família. Introduz o conhecimento necessário à compreensão do grupo familiar e sua origem. Serve como conteúdo relevante para as relações sócio-históricas de cada indivíduo. Sua construção parte do levantamento de informações de seus antepassados.  A partir dela, descobrem-se os laços familiares longínquos.
A proposta do Projeto Fotos e Fatos parte do princípio da necessidade do resgate desses momentos históricos vividos pelos alunos, haja vista, a pouca importância que se dá ao contexto histórico frente às transformações na sociedade. Oferecer e construir conceitos diante dessas situações é fator fundamental para o processo da aquisição do conhecimento. É essencial que o educando adquira informações sobre sua realidade. A motivação a partir do próprio contexto surge no momento em que as famílias são instigadas a participar da construção da história de seus filhos. Entender o momento histórico da fotografia, o grau de parentesco ou amizade que se traduz na busca de valores éticos e morais e na aproximação dos familiares. A elaboração da própria árvore genealógica dissemina a cultura da compreensão do passado e do fato da constituição do próprio ser, o que atualmente é um comportamento ausente na sociedade que prefere adquirir conceitos sobre o comportamento das pessoas nas mídias em evidência.

4. Objetivo (s)
Objetivo Geral:

Pesquisar e recolher informações e fotografias e organizar uma produção de fatos e fotos do contexto familiar, utilizando recursos tecnológicos existentes na escola.

Objetivos Específicos:
Realizar pesquisa em sites de imagens de fotografias antigas;
Pesquisar o conceito de árvore genealógica e identificar modelos prontos na internet;
Produzir questionários com perguntas sobre ascendentes;
Recolher registros escritos e fotográficos de indivíduos da família;
Organizar o material recolhido para a compreensão das informações;
Produzir a árvore genealógica da família do aluno;
Produzir textos narrativos na forma de um histórico familiar;
Divulgar das atividades em blog e em mural escolar;
Confeccionar manualmente um livro com todo o material produzido.


5. Conteúdos
A origem e a formação da família;
O modo de vida das pessoas numa determinada época;
Confecção de árvore genealógica;
Estudo das fotografias considerando espaço e tempo.
Biografia;
Cartas;
Entrevistas;
Narrativa;
Produção de texto;
Desenho e pintura;
Pluralidade cultural;
Ética;
Trabalho e consumo.


6. Disciplinas envolvidas-
Língua Portuguesa, História e Artes.


7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
O projeto contempla uma metodologia participativa. As ações estarão voltadas para a atuação dos educando. Será considerada a atuação de cada um, valorizando o seu conhecimento e sua experiência. O procedimento está pautado na criação de ações que mobilizem os alunos a instigar a participação da família. Será necessário o envolvimento de todos. Dentre as ações é possível destacar a pesquisa, o levantamento de dados, as entrevistas, produções de texto, relatos de experiência, busca de fotografias, reprodução de fotografias, registro de fotos, etc.

1º MOMENTO:
Divulgação da proposta de projeto e exploração do conceito da história familiar de cada indivíduo.

ETAPA 1:
F Apresentar a proposta do projeto FOTOS E FATOS.
F Explorar na internet árvores genealógicas de outras famílias.
F Pesquisar o conceito de árvore genealógica.
FObservar fotografias antigas no site Google imagens.

2º MOMENTO:
Recolhimento de dados e materiais.

ETAPA 2:
FFormalizar um questionário de pesquisa pautada no molde de uma árvore genealógica.
FRecolher imagens, textos e outros documentos necessários para a coleta de dados.
FOrganizar as imagens reproduzindo-as de forma scaneada ou por fotografias da mesma.
FOrganizar os documentos escritos de acordo com as possibilidades, por meio de fotocopias ou mesmo de fotografias.
FRealizar análise e reflexão dos recursos adquiridos até o momento.


3º MOMENTO:
Organização do trabalho final.

ETAPA 3:
FSolicitar aos alunos a construção da árvore genealógica individualmente.
FSolicitar aos alunos o registro de textos com as imagens no editor de texto Word.
FRevisar as produções dos alunos, feita por uma equipe organizadora dos trabalhos.
FEncaminhar cópia dos trabalhos aos pais para a devida confirmação das informações.

4º MOMENTO:
Publicação e divulgação do material.

ETAPA 4:
FConfecção de mural escolar com recortes das atividades realizadas.
FPublicação de texto informativo no blog da escola.
FConfecção de boneco de livro com os textos produzidos.

CRONOGRAMA:
FDeverá ser realizado no período que compreende o mês de outubro à dezembro.


8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Humanos:
Professores, equipe pedagógica, direção, alunos e pais.

Físicos:
Sala de aula, laboratório de informática, área externa da escola, biblioteca e residências dos alunos.

Materiais:
Lápis de escrever, caneta, lápis de cor, borracha, apontador, grampeador, fita adesiva, fita crep, cartolina, pincel atômico, tesoura, cadernos, quadro-branco, folha sulfite, materiais para encadernação, régua de metal e tonner.

Tecnológicos:
Computadores, impressoras com scanner, máquina digital, cabos USB, pen-drive, celulares, máquina para fotocópias.


Financeiros:
Confecção de 100 trabalhos encadernados com espiral e capa transparente no valor de R$ 200,00.


9. Registro do processo
O trabalho será registrado através das produções textuais, de um roteiro, de relatórios, fichas, bilhetes, entrevistas, diálogo e fotografias.


10. Avaliação e Resultados esperados
O projeto será avaliado através da participação e envolvimento de todos os alunos, professores, comunidade escolar e voluntários; pelo resultado das ações propostas/realizadas e, principalmente, pela construção dos conhecimentos pelos alunos ao longo das atividades.


11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
Deverá ser divulgado no blog da escola e em mural escolar além de amostra cultural, de acordo com o calendário escolar.


12. Referências Bibliográficas





Parâmetros Curriculares Nacionais – 5ª a 8ª séries.

Referencial Curricular da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande –MS.



Nenhum comentário:

Postar um comentário