domingo, 3 de julho de 2011

"ARCA DE NOÉ"

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS
DIVISÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL


Turma: Irmã Irma Zorzi.
Cursista: Alcemir Martins Corrêa.
Tutora: Adriana Angela Dall Alagnol.
Atividade: 3.3.
Eixo: III.


PROJETO “A ARCA DE NOÉ”
Autor: Alcemir Martins Corrêa

ESTRUTURA CURRICULAR
Modalidade / Nível de ensino: Séries Iniciais.

Componente curricular:
                                      Linguagem oral e escrita;
                                      Natureza e sociedade;
                                      Sistema de numeração decimal.

Tema:
                    Práticas de leitura;
                    Práticas de escrita;
                    Falar e escutar;
                   Os lugares e suas paisagens;
                   Os animais;
                   Números.


DADOS DA AULA


Quais conhecimentos eu espero que os alunos construam?

                  Identificar letras;
                  Ler com mediação palavras simples da história do filme;
                  Registrar letras no caderno e na atividade do computador;
                  Esperar o momento certo para opinar;
                  Saber escutar com atenção para compreender a história;
                  Identificar lugares;
                  Identificar animais;
                  Relacionar quantidades ao número.



Tempo de duração do Projeto:

                   Cinco aulas de 1 hora, totalizando 5 horas/aula.



Conhecimentos prévios dos alunos:

                   Instigar os alunos para a proposta, buscando identificar seus conhecimentos em relação a habitat dos animais, seus conhecimentos acerca da história de Noé e os valores morais repassados pela família.


Estratégias e recurso da aula:


1º MOMENTO:
     Instigar os alunos a opinar sobre o que pretendem estudar. Criar no quadro-branco um gráfico de pesquisa, desenhando quadradinhos e pintando-os de acordo com a escolha dos alunos. Cada quadradinho representa um aluno. Na medida em que haja dificuldade na escolha de um tema, possibilitar ao aluno uma lista de atividades que posso realizar com eles para a escolha.




2º MOMENTO:
     Agendar DVD e televisor com extensão, controle remoto e “T” com a equipe pedagógica da escola. Escolher data para a reprodução do desenho. Antes da reprodução, perguntar aos alunos sobre o que eles conhecem da história de Noé e que tipo de animais existe em suas localidades, lembrando que são alunos do campo. Reproduzir o desenho e ao final conversar com os alunos sobre a história, questionando-os, instigando-os a dar suas opiniões sobre a história. Registrar este momento com fotografias.
3º MOMENTO:
     Elaborar atividade para a sala de informática. Determinar o dia e planejar a realização da mesma. Atender os alunos mediando, de acordo com a necessidade. Dar preferência aos alunos com maiores dificuldades, principalmente no uso do teclado e “mouse”.
4º MOMENTO:
     Realizar atividades fotocopiadas em sala de aula e fazer registros de alguns personagens no caderno, de forma que firmem o conhecimento prévio e adquirido durante todo o processo. Atender os alunos com dificuldades a fim de mediar conforme seu nível de aprendizagem.
Recursos:

             Televisão;
             Aparelho de DVD;
             Controle remoto;
             Extensão;
             DVD “A Arca de Noé”;
             “T”;
             Máquina fotográfica;
             Sala de informática;
             Atividades impressas;
            Caderno, lápis de cor, apontador, lápis, borracha, sulfite, quadro-branco e  apagador.
              
Avaliação:
     Durante todo o processo, identificando o conhecimento prévio e o adquirido, observando e analisando os conceitos adquiridos, as dificuldades e os sucessos, comparando com o nível de aprendizagem. Observar se os objetivos foram alcançados, através das reflexões e do interesse do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário