PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS
DIVISÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Turma: Irmã Irma Zorzi.
Cursista: Alcemir Martins Corrêa.
Tutor: Adriana Angela Dall Alagnol.
Atividade: 3.2.
Eixo: III.
CONTEXTUALIZANDO A MUDANÇA: DA TEORIA À PRÁTICA
A proposta de trabalho, ou seja, o planejamento se processa numa perspectiva de diálogo com o aluno, instigando-o a emitir suas opiniões, sua participação a partir de seus interesses. Para tanto, formalizei dentro da sala de aula, durante uma de minhas aulas, uma pesquisa a qual registrrei num gráfico no quadro-branco, para que visualmente pudessem compreender o objetivo da proposta.
Perguntei para cada aluno presente, o que ele gostaria de estudar em sala de aula. Talvez saíriam respostas muito diferentes de nossa realidade ou ainda coisas simples, do cotidiano. O desafio seria implantar nessa proposta, o uso da tecnologia. Houve então, várias ideias, umas inclusive como descrito acima, do próprio cotidiano. Acredito que essa prática de apontar atividade já vista, já trabalhada em sala de aula, seja porque o aluno ainda não compreende seu papel diante de um ambiente escolar onde o mesmo possa contribuir, refletir. Por isso, julgo necessário a mudança da prática do professor. No momento que isso ocorrer de forma clara, o aluno entenderá a proposta do professor e passará a dar respostas diferentes.
Bom... o resultado enfim surgiu. O alunos optaram em sua maioria em assistir um desenho. Nem escolheram o título, o importante é que seria um desenho. Noutras situações, preferiram escrever, ler, brincar com jogos, jogar bola... O desenho então, foi o preferido. Assim, escolhi “ A ARCA DE NOÉ”. A escolha se remete ao significado que o filme trás. Primeiro a interação entre personagens animados e um ser humano, no caso uma mulher. Segundo, porque a proposta do desenho é de trabalhar valores, atitudes, comportamentos, proteção aos animais. Vale lembrar que não entrei em questões religiosas, igrejas, etc.
Com a prática descrita acima, mobilizei os estudantes a escolherem o tema e, de acordo com sua realidade, com seus problemas, necessidades e possibilidades, fiz a relação de seus interesses com o currículo da escola.
Com base no desenho elaborei uma atividade para o nível de alfabetização. Na primeira oportundade levei os alunos à sala de tecnologias para a realização da mesma. O interesse foi satisfatório. Trabalhei conteúdos de diversas áreas. A visualização colorida adquirida através do comando “prntScr” do teclado do computador, feita com as cenas do desenho contribuiu muito para a elaboração da atividade.
Através de minha mediação no uso do “mouse” e teclado conseguiram com sucesso compreender a aula.
A minha prática contempla os conhecimentos prévios dos alunos, detalhe importante para o sucesso do trabalho. Noto que é possível um trabalho voltado ao interesse do aluno, onde através do uso de minha criatividade e do meu domínio de conteúdo e das tecnologias, posso contribuir com o processo ensino e aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário