PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS
DIVISÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Turma: Irmã Irma Zorzi.
Cursista: Alcemir Martins Corrêa.
Tutora: Adriana Angela Dall Alagnol.
Atividade: 3.4.
Eixo: III.
PROJETO “A ARCA DE NOÉ”
O Projeto “A Arca de Noé” surgiu a partir de uma contribuição de uma professora colega da mesma escola. Surge aí a grande importância da relação de trabalho entre colegas de escola. A professora apresentou esta história sugerindo principalmente a questão dos valores morais e éticos num ambiente familiar. A ausência dos valores e a massificação de atitudes incorretas por meio dos meios de comunicação, principalmente a TV aberta, têm contribuído com o aumento da indisciplina.
A proposta rica atribuída neste projeto é de rever esses comportamentos de forma visual, criativa, contextualizada, no mesmo momento em que há a possibilidade de contribuir com o processo de aquisição da escrita. As atividades elaboradas na sala de informática e na sala de aula contemplam os processos de iniciação da linguagem oral e escrita, através de imagens, de letras, palavras, cenários, cenas, tudo dentro de um contexto voltado para o interesse e realidade do aluno.
Veja abaixo uma síntese comparando com o plano de aula (projeto) inicial:
1º MOMENTO:
Houve uma dificuldade na escolha do tema porque os alunos a princípio escolhiam escrever no caderno. Tive que explicar que este processo fazia parte da atividade diferenciada que pedi. Então, aos poucos fui inserindo num plano maior a minha proposta. Desta forma, disseram que queriam assistir. Não obtive resultado na preferência do filme, do título. Escolheram desenho, mas não qual desenho. Foi ai que a professora colega da escola me apresentou-me a “A Arca de Noé”.
2ºMOMENTO:
Em alguns momentos o filme ficou cansativo, acredito que pela longa duração. As músicas interpretadas durante o filme chamaram a atenção dos alunos. Também apresentaram simpatia por alguns personagens.
3º MOMENTO:
O resultado mais gratificante foi durante a atividade em sala de tecnologia. Elaborei-a respeitando as diferenças dos alunos, suas individualidades, características. Foi primordial compreender sua fase de aprendizagem para propor a atividade. Foi um sucesso. A dificuldade gerou em torno do uso do teclado e “mouse”. Foi comum que eles saíssem da página clicando ou apertando teclas diferentes.
4º MOMENTO:
As atividades impressas culminaram num rico aprendizado. As crianças estavam mais do que inseridas no contexto do desenho. Não apresentaram dificuldades. Ficou claro, através de minhas observações que os alunos atingiram os objetivos propostos. Fica óbvio que o uso das tecnologias facilita o trabalho em sala com a concretização do planejamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário