Recentemente a minha prática não esteve voltada para as tecnologias. A escola a qual eu lecionava não possui sala de tecnologias. Por estar longos períodos em escolas do campo, onde professores dormem em alojamentos internos nas próprias unidades de ensino, acabam perdendo oportunidades únicas de se atualizarem. Agora, em outro momento de minha vida, vejo o quanto eu perdi e mais importante que tudo isso, ainda posso recuperar. Percebo também o quanto os alunos de lugares longínquos, deixam de aprender por falta de acesso.
Nessa nova fase, estou procurando aprender, compreender e o melhor de tudo, com aquilo que gosto. É como se eu estivesse descobrindo o mundo. As sensações de descoberta sentem a todo instante. A internet e as formações que tenho feito me proporcionam uma infinidade de caminhos a percorrer. Desta forma, minha prática muda no momento em que minha concepção é de descoberta, ou seja, a mesma que o aluno tem. Daí, a culminância de um projeto ideal, de uma proposta que busca atender às expectativas de aprendizagem e ainda de inúmeras possibilidades.
Na minha opinião, deve-se considerar os anseios dos meus alunos, suas vontades, desejos, suas curiosidades, seus interesses. É possível ensinar conteúdos com as atividades preferidas deles. Basta consenso, criatividade e domínio.
Um abraço!
Alcemir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário