Prefeitura Municipal de Campo Grande
Secretaria Municipal de Educação
Superintendência de Gestão de Políticas Educacionais
Núcleo de Tecnologia Educacional
Curso: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Cursista: Alcemir Martins Corrêa
Unidade II
Atividade 2.8 sobre Atividade 2.7
A atividade sobre O PATO, abordada anteriormente na atividade 2.6 em “Planejando uma atividade com hipertexto ou internet em grupos” visou contribuir com o desenvolvimento do processo ensino e aprendizagem dos alunos na Escola Municipal Orlandina Oliveira Lima – Escola do Campo – Turma: 1º ano – Matutino, do município de Campo Grande-MS.
Conforme o plano, a verdadeira intenção é de proporcionar um ambiente onde os educandos possam usar de sua expressão oral dentro de um contexto educativo e orientado, havendo assim, a possibilidade de se trabalhar letras do alfabeto a partir das letras que compõe o título do vídeo e de forma musical, despertando o interesse pela cantiga.
A escolha de “O PATO” deve-se à realidade local e por ser um vídeo de pouca duração de tempo, acaba despertando a curiosidade e interesse por novos vídeos semelhantes, inclusive com outras histórias.
O Pato
Composição : Vinicius de Moraes / Toquinho / Paulo Soledade
Qüén! Qüen! Qüén! Qüen!
Qüén! Qüen! Qüén! Qüen!
Qüén! Qüen! Qüén! Qüen!
Qüén! Qüen! Qüén! Qüen!
Qüén! Qüen! Qüén! Qüen!
Qüén! Qüen! Qüén! Qüen!
Qüén! Qüen! Qüén! Qüen!
Lá vem o Pato
Pata aqui, pata acolá
Lá vem o Pato
Para ver o que é que há...(2x)
Pata aqui, pata acolá
Lá vem o Pato
Para ver o que é que há...(2x)
O Pato pateta
Pintou o caneco
Surrou a galinha
Bateu no marreco
Pulou do poleiro
No pé do cavalo
Levou um coice
Criou um galo...
Pintou o caneco
Surrou a galinha
Bateu no marreco
Pulou do poleiro
No pé do cavalo
Levou um coice
Criou um galo...
Comeu um pedaço
De genipapo
Ficou engasgado
Com dor no papo
Caiu no poço
Quebrou a tigela
Tantas fez o moço
Que foi prá panela...
De genipapo
Ficou engasgado
Com dor no papo
Caiu no poço
Quebrou a tigela
Tantas fez o moço
Que foi prá panela...
O desenvolvimento deste plano superou as expectativas. Foi observado que os alunos adquiriram habilidades a partir de uma gama de atividades oriundas de um mesmo tema, no entanto, contextualizado e ainda de forma interdisciplinar. Foram trabalhadas atividades fotocopiadas e registros no quadro-branco e caderno, aos quais os alunos foram instigados a participar. O resultado foi gratificante na medida em que fica clara a aquisição do conhecimento.
Adorei, Alcemir muito legal suas atividades, não pode parar por aí viu. Esse deve ser só o começo. Bjus.
ResponderExcluir