Na verdade, outrora, eu acreditava que hipertexto seria um texto grande. Percebo agora, que a ideia de hipertexto toma outras dimensões. Há relatos de que se utilizava esses mecanismos a partir das antigas enciclopédias. Por outro lado, estudos se referem apenas que o hipertexto foi inserido oficialmente nas novas tecnologias, servindo-se como um facilitador de navegação.
Ao pesquisar no site de busca google observo 89 páginas onde sites e principalmente blogs tratam do assunto. Seu conceito está disponibilizado no Wikipédia e em dezenas de outros endereços. No primeiro, “ Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital...”. Em outro trecho “...Em palavras mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado”.
O ato de se remeter a outras páginas, a partir da atual, através dos links, facilitou minha caminhada para a comprensão do conceito. Nota-se neste instante que posso ou especialmente meu aluno sinta-se “coadjuvante” de um história centrada em pesquisas, em compartilhamento, em descobertas. O fato de haver a possibilidade de a página da internet facultar-me os trajetos de acesso ao conteúdo, faz com que eu tenha responsabilidade e autonomia sobre minha intenção. É preciso também concentração para que a minha intenção não seja um momento de frustração por não ter alcançado êxito.
Àquele conceito, no início do texto, de que eu acreditava que o hipertexto poderia ser um grande texto, simplesmente foi um “trampolim” para que eu pudesse adquirir novas ideias acerca do tema em estudo, compreendendo agora sua verdadeira função e sua gama de possibilidades.(Alcemir Martins Corrêa).
Nenhum comentário:
Postar um comentário