segunda-feira, 13 de junho de 2011

Plano de aula com o uso das tecnologias


PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS
DIVISÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL

Turma: 9
Cursista: ALCEMIR MARTINS CORRÊA
Tutor: ADRIANA ANGELA DALL AGNOL
Atividade: 2.6 PLANEJANDO ATIVIDADE COM HIPERTEXTO
Eixo: II


PLANO DE AULA

Professor: Alcemir Martins Corrêa.

Componente Curricular: Língua Portuguesa.

Ano: 1º .                                Turma:  A.                 Turno: Matutino.

Período: Duas ou mais aulas.

Eixo temático: Prática da oralidade, da leitura e expressão escrita.

Noções e conceitos:  Produção e expressão oral (falar e ouvir);
                                  Apropriação da base alfabética (letras do alfabeto);
                                  Texto poético: cantiga

Habilidades e competências:  Saber ouvir e falar;
                                                  Descrever situações vividas e  personagens;
                                                  Identificar letras iniciais e finais;
                                                  Identificar outras letras a partir do contexto;
                                                  Cantar a música participando ativamente.

Situações Didáticas: Escrever o título “O PATO” no quadro-branco;
                                   Ler as letras do título para os alunos;
                                   Reproduzir a música cantada no CD Palavra Cantada;
                                   Explorar o personagem considerando a realidade do campo do aluno;
                                   Realizar uma lista de animais identificados pelos alunos de acordo com sua realidade;
                                   Reproduzir o vídeo    http://letras.terra.com.br/vinicius-de-moraes/86808/ onde cosnta a letra e um clipe com imagens de patos na sala de informática;
                                   Reproduzir o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=z8-yWOXXJ4Y de Toquinho na sala de informática;
                                   Entregar cópia de desenho representando um pato para o desenvolvimento de pintura;
                                   Reproduzir um cenário, buscando a temporalidade e personagens do vídeo no Paint dos computadores da sala de informática.    


AVALIAÇÃO:     Observar o comportamento do aluno frente as atividades, sua participação e interesse. Realizar mediação conforme as necessidades dos alunos e também de acordo com as possibilidades. Fazer registro das dificuldades encontradas para a possivel mudança da prática pedagógica em busca de uma melhor condição do processo ensino e aprendizagem.





Nenhum comentário:

Postar um comentário