segunda-feira, 13 de junho de 2011

Reflexões acerca das tecnologias


Oi, olá, tudo bem!
     No vídeo, Ladislau Dowber alerta para uma densidade de conhecimentos que aumenta em todas as áreas.Ele trata também da própria televisão brasileira que propõe programas muitas vezes inadequados, os quais não contribuem com nossa sociedade. Segundo Ladislau, se a grade de programas da televisão tivessem uma proposta educativa, teríamos outra realidade no país, haja visto, que mais de 90% dessa população possui televisores. Além disso, os professores enfrentam dificuldades no acesso às novas tecnologias, às transformações. Paralelamente, surgem cursos privados. Nisso, o espaço se multiplica. O grande desafio é  a seleção de informações significativas e também de aprender a ter acesso à essas informações.      Ladislau ainda pontua a realidade, quando alunos concluem o curso de ensino médio. Segundo ele, o “mundo desaba” nas costas do adolescente. Conclui-se o 3º ano e o mesmo é “jogado” em um abismo. Salve-se quem puder. Lembro-me que comigo foi assim. Antes mesmo que concluisse, fui parar num escritório de contabilidade. Cálculos? Notas fiscais? Computador? Percebi então, que acabara de entrar em um novo curso, porém,  informal.
     Antes de mais nada, é necessário que se disponibilize à sociedade, seja em qualquer faixa etária, seja para a pessoa de qualquer grupo social, o trabalho e a educação. Proporcionar às pessoas oportunidades e reorganizar o sistema de ensino brasileiro é a primeira e mais fundamental ação a ser desenvovida pelo governo.
     Frente à essa realidade, devo refletir e questionar-me se estou apto a exercer determinadas funções. Estou preparado para essa nova conjuntura? A minha prática corresponde às minhas expectativas?
     Daí a importância das leituras, da participação nos cursos, das pesquisas bibliográficas, da interação com a própria internet, de minha busca pelo conhecimento. O meu diferencial parte do princípio de que devo estar inserido e não alheio às novas relações de aprendizagem. A consequência dessa formação contínua, será a de introduzir na minha prática a tecnologia e dela saber utilizar. Devo planejar aulas de acordo com o interesse do aluno. Já que no contra-turno estão buscando salas com jogos e sites de relacionamento ou se interagem em brincadeiras que o próprio google e orkut promovem, está na hora do educador criar situações interativas em suas aulas onde ao mesmo tempo contemple o conteúdo. É essencial que o professor domine programas que irão contribuir na elaboração de aulas. Desta forma, enquanto as tecnologias avançam, a educação também avança tecnologicamente e pedagogicamente. (Alcemir Martins Corrêa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário