segunda-feira, 13 de junho de 2011

NOVAS TECNOLOGIAS

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS
DIVISÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL

Turma: Irmã Irma Zorzi.
Cursista: Alcemir Martins Corrêa.
Tutor: Adriana Angela Dall Agnol.
Atividade: 1.1 Biblioteca.
Eixo: I

NOVAS TECNOLOGIAS: A RELAÇÃO NUMA SOCIEDADE EM CONSTRUÇÃO.
     Há décadas, Bill Gates iniciava a criação de um sistema operacional que mais tarde se tornaria um mecanismo importantíssimo, talvez nem imaginável. Há décadas, o ensino tradicional prevalecia no sistema educacional brasileiro. Com o passar do tempo a informática foi disseminando sua cultura pelo mundo inteiro. Já, a educação tradicional tomou novos rumos, porém, com características daquele ensino.
     Atualmente, a relação da cultura informatizada e da cultura popular passa por  entraves. Muitas vezes, fica claro a incompatibilidade. Os motivos  dessa frustrada relação são os de que a sociedade atual formada “antigamente” compete com  a outra parcela dessa socidade formada exclusivamente após 2005. E sabe onde? Nas ruas, com jogos e nos sites de relacionamento em cyber ou  lan house. É como se houvesse o passado e o presente em confronto com o presente/futuro.

     O desafio torna-se grande. De um lado o governo “acorda” e cria programas voltados a universalização das novas tecnologias. Mesmo assim, percebe-se que profissionais da educação não buscam a inserção de novas práticas em sala de aula de acordo com tais mudanças. Por outro lado, a interatividade dos ambientes virtuais de interesse  das crianças e dos adolescentes  se torna cada vez mais atrativo. Nota-se a falta de interesse e a indisciplina em sala de aula num turno do dia, e ao mesmo tempo, a expectativa de uma nova relação de aprendizado nos computadores ou notebooks  conectados à internet no outro turno do dia.

     Cabe ao professor, nesse instante, rever sua prática pedagógica, desvendar a comunicação social existente nessa sociedade jovem e se alfabetizar informaticamente. Cabe aos educadores, criar condições interativas de acesso ao conhecimento para que esse contexto se torne realmente um ambiente do processo ensino e aprendizagem. Cabe a todos nós, didaticamente promover ações baseadas nos mesmos princípios aos quais levaram Bill Gates ao sucesso. Desta forma, estaremos proporcionando momentos de construção significativa em nossa sociedade.

REFERÊNCIAS:
Atividade1 de Sandra Rose e atividade1 de  Jackeline Fonseca.
Artigo: A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento de Juan Ignacio Pozo.
Artigo: Educação e Novas Tecnologias de Raquel de Almeida Moraes (internet).    

Nenhum comentário:

Postar um comentário